Quem pinta os parachoques de caminhão?

Como falamos no post anterior, vamos falar mais de foto por aqui já que estamos produzindo um conteúdo especial para quem quiser tirar fotos melhores das sua família.

Acontece que para montar os tutoriais e fazer um conteúdo bacanudo precisamos de exemplos de fotos, o que nos obrigou a fazer uma viagem no tempo nos nossos backups. E é maravilhoso rever fotos e projetos do passado. Como a exposição fotográfica que eu fiz sobre caminhoneiros em 2005.

Sim, Caminhoneiros. Foi o tema do meu projeto final de faculdade. Acabei viajando de Mossoró até Curitiba com diversos caminhoneiros. Dormi em postos de gasolina, hotéis baratos e caçambas de caminhão.

Nesta viagem descobri um outro tipo de personagem: Os pintores de frase de caminhão. Esses caras são as mãos e, algumas vezes, as mentes por trás das conhecidas frases de caminhão. Além da profissão peculiar, o estilo de vida de muitos deles não deixa nada a desejar. Até hoje foram os maiores ¨nomades¨ que eu já conheci. Trocam frases por viagens, letreiros em restaurantes por comida, e fachadas de pousada por teto. Viajam por todo o Brasil com muito pouco.

Além das tintas e pincéis, costumam levar consigo o que muitos consideram o seu maior tesouro: o caderninho de frases. Este caderno serve de inspiração para os caminhoneiros quando eles não tem idéia do que escrever. A origem das frases é impossível de ser traçada e, alguns pintores juram que criaram todas as frases do seu caderninho.

 

No Ceagesp conheci o Vitor. Ele se empolgou com a idéia de tirar fotos, mas queria que fosse enquanto trabalhava. Saiu atrás de alguns de seus conhecidos e convenceu um deles a pintar seu pára-barro. Começou a pintar sem mesmo marcar o tamanho que a frase ficaria. Perguntei a ele como fazia para saber se caberia. A resposta foi rápida: “Tem que ser igual motorista, bom de baliza”. Pegou um barbante e passou giz para marcar a altura das letras. Pintou com tinta branca os dizeres: “Só Por Deus”, e no final passou uma tinta azul fazendo uma espécie de sombra nas letras. Não deve ter demorado mais que 30 minutos.

This slideshow requires JavaScript.

Nem todas as frases são pintadas por pintores ¨andarilhos¨ e é comum encontrar estabelecimentos que oferecem este tipo de serviço pelas estradas do Brasil.
Casei_e_comprei_Uma_Bicicleta_fotografia_filhografia_lumix (2 of 39)
Mas eu curto mesmo é o trabalho dos pintores ambulantes, por isso, quando precisei fazer a faixa de entrada da exposição, não tive dúvidas. Corri pro posto mais perto e perguntei: ¨cade o pintor?¨.

Casei_e_comprei_Uma_Bicicleta_fotografia_filhografia_lumix (1 of 1)-2

 

 

Please follow and like us:

Leave a Comment