Os melhores podcasts sobre parenting.

Eu amo podcasts! Sou bem viciada neles.

Meu amor por podcasts começou há uns 6 anos, assim que eu ganhei de presente um ipod do Ro. A gente estava morando em Londres e eu estava me sentindo muito sozinha, sem ter com quem conversar (a Alice não possuia linguagem ainda). Queria escutar a voz de pessoas falando comigo. E  também queria praticar o inglês.

Então, eu comecei a escutar podcasts loucamente. Descobri rapidamente que, outra vantagem de ouvir  um assunto interessante, ao invés de ler sobre o mesmo, é que eu poderia transformar as tarefas infinitamente chatas e tediosas como limpar a casa e lavar a louça (já tentou ler um livro e lavar a louça ao mesmo tempo? ele fica molhado!) em um pouco mais suportáveis.

Um dos meus assuntos preferidos de ouvir enquanto limpava a casa, era sobre como fazer esse lance de ser mãe dar certo. Movida por muito medo de cagar tudo no relacionamento com minha filha, eu quis consumir TODA informação que coubessem nos 2gb do meu ipod.

Ouvi muita coisa boa, mas também muita coisa ruim. Resolvi então, fazer essa lista (sem nenhuma ordem especial) dos meus podcasts favoritos sobre esse assunto. A maioria deles é em inglês, pelos motivos que eu citei acima. Mas, pesquisando para este post, descobri um muito bom em português, então ele também tá na lista.


whatever200 1) Whatever Amen – Parenting: Eu amo Amy Childs! Já escutei quase todos os episódios sobre parenting dela (ela tem mais outros 3 podcasts sobre outros assuntos que valem super a pena também) pelo menos umas 5 vezes. Os tópicos sobre os quais ela fala podem parecer estranhos se vc consome shows como Super Nanny… Assuntos como Trusting Children, Unschooling, etc. Não é pra todo mundo, com certeza. Algumas das coisas que ela fala podem fazer vc ficar com muita raiva, mas não leve pro lado pessoal, tá?  O que eu mais gosto dela é que ela reconhece que ser mãe (ou simplesmente ser humano e ter sentimentos) é difícil, complicado e confuso. P.s.: Enquanto eu escrevia sobre o podcast dela eu fui no meu itunes e fiz dowload de vários episódios de novo. HOJE A CASA VAI FICAR LIMPINHA!

https://itunes.apple.com/nz/podcast/whatever-amen-parenting-trust/id341193612
ps.fbschscw.170x170-75 2) Leading Edge Parenting – Sandy Schwartz: Podcasts de entrevistas com profissionais na área de educação, desenvolvimento e criação de crianças. A apresentadora em geral escolhe muito bem seus entrevistados, normalmente pessoas que a anos estão trabalhando com crianças e tem mesmo muita expeiência. As perguntas também são muito boas, por exemplo, se o autor começa a ficar muito teórico, ela chega e pergunta, “mas como isso se traduz quando eu to querendo sair de casa e meu filho ainda não colocou o sapato?”. Apesar de tudo isso, de vez em quando, ela entrevista uma galera que acredita em anjos, em pensamento mágico, crianças arco-iris… eu não curto muito, mas tem quem goste, né?

http://www.sanditeaches.com/radio-show/ 
mza_7127387501195337241.170x170-75 3) Childhood Matters – Esse podcast fala sobre tantos, tantos, tantos assuntos relacionados a infância e crianças que o melhor é entrar no feed e escolher para qual dúvida da vez vc quer algum esclarecimento. Dai é só escutar a enfermeira Rona entrevistando seus convidados a respeito deles. Desde assuntos mais tranquilos como: meninos e meninas aprendem de maneiras diferentes?; até tópicos pesados como: abuso sexual infantil.

http://www.nurserona.com/category/childhood-matters-radio-shows/

 

HappinessMatters-iTunes-photo 4) Happiness Matters – Depois que o show de radio Childhood Matters foi cancelado, a enfermeira Rona arranjou outra parceira e começou esse aqui. Ele tem uma duração menor, mas continua abordando assuntos importantes para vida familiar.  http://greatergood.berkeley.edu/gg_live/happiness_matters_podcast 
mza_1918004009562603345.170x170-75 5) Complete Liberty podcast – Esse podcasts tem muitos assuntos anarquistas, idéias de liberdade, e outros assuntos não necessariamente ligados a parenting. Mas ele também tem uma série muito boa sobre Non-Violent Communication, um estilo de comunicação não-violenta. O que eu entendo por isso é que se você consegue se comunicar de uma maneira sem fazer acusações, sem fazer o outro se sentir culpado ou envergonhado, isso vai ajudar para que as partes envolvidas no relacionamento (não só de pais e filhos) tenham mais vontade de cooperar em vez de tentar se defender. Mas, por favor, não se baseem na minha explicação horrível, google it! Além disso ele leu o livro do Alfie Kohn, Unconditional Parenting inteiro em 13 partes gigantes.

https://itunes.apple.com/us/podcast/complete-liberty-podcast/id254220370?mt=2

 

 

 

Rolfe-show-description 6) Family First – O foco maior desse podcast é, por meio de entrevistas, mostrar como as pequenas escolhas e ações do dia-a-dia podem causar um grande impacto na vida. A apresentadora fala sobre os males causados por stress, má-alimentação, falta de diálogo, entre outros, e mostra como eles podem ser substituidos por escolhas saudáveis. Esse é um daqueles que eu gosto de ouvir várias vezes pra aumentar e relembrar as ferramentas que eu posso usar ao invés de me estressar nessa vida.

http://www.randyrolfe.com/Radio_Show.html 

 

 

mza_5218527316326973603.170x170-75 7) What Really Matters – Duas mães, bem tipicamente americanas, fazem entrevistas com convidados sobre os assuntos mais práticos do dia a dia dos pais. Como providenciar uma alimentação saudável para seus filhos, como tirar férias de forma simples e barata, como decorar a casa pro natal sem gastar muito, etc. Muitos dos assuntos não se aplicam a realidade brasileira. Minhas entrevistas favoritas desse podcast são as da série Big O, na qual elas entrevistam uma profissional de organização sobre como colocar em ordem tudo que você imaginar.

http://vickyandjen.com/podcast.html

 

mza_5433774141363321223.170x170-75 8) The Mighty Mommy – Quick and Dirty Tips – Esse podcast tem um formato legal. Ele é curtinho e vai direto ao ponto nas dicas que oferece. Ele começou com uma outra mãe (de dois) sendo apresentadora. Ela dava boas dicas sobre relacionamento entre irmãos, como fazer festinhas sem gastar muito, etc. A mãe atual tem 8 filhos (!!!) e apesar de ficar meio ressabiada em ouvir dicas de uma pessoa que eu acho que é louca, penso que, pelo menos, ela deve achar que sabe o que está fazendo.

http://www.quickanddirtytips.com/mighty-mommy

 

mza_1795041784498895255.170x170-75 9) Progressive Parenting – Esse podcast, ao contrário do último, tem um formato caótico (como a vida de muitas mães provavelmente é). A apresentadora as vezes demora para começar a falar sobre o assunto do programa,  mas eventualmente ela volta ao tópico. Apesar isso, eu curto porque ela parece ser uma daquelas mães que vc provavelmente encontraria no mercado e bateria um papo descontraido, enquanto os filhos dela (os dela, não os seus anjinhos) se esconderiam pelos corredores e reapareceriam com o nariz escorrendo e um pacote de biscoitos aberto na mão. O que eu mais gosto são as entrevistas, tem uma ótima com Robin Grille que saiu recentemente. Esse é para aquelas pessoas fãs de attachment parenting, doulas, e parir os filhos em casa.

https://itunes.apple.com/us/podcast/progressive-parenting-blog/id430428624

 

mza_8969675098848149862.170x170-75 10) Philosophical Parenting – Stefan Molyneux. Esse cara tem muitas idéias controversas, mas em penso que parte da suas idéias radicais são exatamente o que o mundo precisa pra melhorar. Ele fala bastante sobre os efeitos negativos que a punição física e outros tipos de abuso infantil ocasionam cérebro das crianças. Ele também acredita dogmaticamente que criar bem os filhos é o segredo pro mundo ser cheio de pessoas felizes, bem-resolvidas, pacíficas e que resultariam numa humanidade beeeem melhor no futuro.

https://itunes.apple.com/us/podcast/philosophical-parenting-series/id355547040?mt=2

 

mza_8070411272474099032.170x170-75 11) Conversa com Criança – com a psicóloga infantil Daniella Faria. Esse podcast foi a minha descoberta enquanto eu preparava este post. Que surpresa boa! O formato é curtinho, cheio de informações relevantes, sem nenhuma enrolação. A voz da Daniella é uma delícia de ouvir. Tranquila, confortante, só falta ela te pegar no colo e falar, “calma vai dar tudo certo”. Os episódio estão disponíveis em formato de vídeo também. http://www.daniellafaria.com.br/

Please follow and like us:

Comments

  1. Adorei as dicas! Tb sou viciada em “parenting”, nada pra mim é tão importante qto melhorar meu relacionamento e conduta com meus filhos.
    Bom pelo visto temos alguns special moments em comum. Adoramos viajar (montandohistoria.blogspot.com / fabiosoli.blogspot.com) e agora com dois anjinhos e morando fora mais de 7 anos, 5 em Londres, andamos um pouco enraizados e sedentarios de viagem.
    Porém viajar atraves de experiencias alheias também é mto inspirador! Parabéns 🙂

  2. Também adorei o post, peguei todos, acho o formato bem prático e encaixa na minha rotina com 3 crianças sem tempo pra desculpas – não tenho tempo. hehehe Beijos e tudo de bom!

Leave a Comment